UBS Maria Alice Esperança promove campanha novembro azul e atende dezenas de homens

UBS Maria Alice Esperança atende dezenas de homens durante a campanha novembro azul

Em trabalho focado na informação e prevenção, a prefeitura de Feijó por meio da Secretaria de Saúde está empenhado desde o começo do mês, com diversas ações sendo realizadas em todas as UBS, divulgando a Campanha ‘Novembro Azul’, de prevenção ao Câncer de Próstata. O público alvo são homens acima de 50 anos.

Os usuários da UBS Maria Alice Esperança puderam conhecer alguns aspectos a respeito dos sintomas da doença, como e onde buscar o tratamento.

A mobilização vem ocorrendo em todas as demais unidades de Feijó, que foram decoradas com laços coloridos de azul, com mensagens diretas, chamando a atenção dos usuários, que chegam nas recepções. O grande segredo está na prevenção e identificação precoce da doença, o que motivou a divulgação e esclarecimento para as pessoas que procuram pelas UBS, possiblitando que elas se tornem multiplicadoras das informações passadas, levando aos pais, irmãos, marido, mulher e demais familiares.

A UBS Maria Alice Esperança vem promovendo palestras, consultas médicas, consultas de enfermagem em favor dos homens feijoenses, e ainda, a prefeitura vem fazendo os esclarecimentos. Os usuários estão recebendo folhetos explicativos sobre a doença e também orientações dos serviços, como exames, o que vai permitir fazer o rastreamento de Câncer de Próstata. Essas informações seguem disponíveis nas UBS e nos ESF's (Estratégias de Saúde da Família), com prevenção e promoção da saúde do homem.

Os profissionais da UBS ressaltam que a prefeitura durante todo o mês de novembro, vem disponibilizando os pedidos de exames de rastreamento do Câncer de Próstata (PSA - exame de sangue, para os homens a partir de 50 anos de idade) e frisa que tão importante quanto realizar o exame é o paciente retornar para mostrar o resultado. Ao pegar o pedido, deve deixar agendada a consulta médica para apresentar o resultado.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça que esse exame é feito com a coleta de sangue, indolor, em laboratório credenciado. Não se trata do exame de toque, recomendado para algumas situações e pessoas de idade mais avançada. Na UBS Maria Alice Esperança, também vem realizando testes rápidos para hepatite, sífilis e HIV, e também promoveu a atualização da carteira de vacina. Exames odontológicos também foram realizados na unidade para beneficiar os homens.