Semsa realiza mutirão de vacinação contra sarampo e influenza e garante atingir meta vacinal

A prefeitura de Feijó através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vem trabalhando para atingir a meta vacinal de cobertura de vacinação contra sarampo e gripe, além da covid-19.

Pelos dados atuais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Feijó segue avançando na cobertura vacinal de sua população contra a covid-19. No total, contra a covid-19 o município já alcançou a imunização de rebanho com 70% da população vacinada, sendo aplicados no total (1ª, 2ª e doses de reforço) mais de 48,5 mil vacinas e ainda tem uma taxa de curados de 98,26%. (Painel Vacinômetro - Boletim Covid)

Já na vacinação contra sarampo e gripe, Feijó está entre os primeiros colocados na aplicação da vacina, garantindo segurança e imunização da população contra gripe e sarampo. Só para se ter uma noção, Rio Branco está em primeiro lugar na imunização do sarampo e gripe, Cruzeiro do Sul em segundo e Feijó vem em seguida, na terceira posição do ranking estadual, entre os 22 municípios.

O secretário de saúde, Eronilson Oliveira, destacou a importância de atingir as metas de cobertura e incentivar a população a se vacinar e ressaltou o apoio do prefeito Kiefer Cavalcante, governador Gladson Cameli, servidores estaduais da saúde e os servidores municipais de saúde.

"Em Feijó graças ao esforço dos nossos profissionais de saúde e da campanha de vacinação da gripe e sarampo, intitulada por nós como 'SEGUE FIRME FORTE' alcançamos mais de mil doses aplicadas. Estamos esperançosos que vamos cumprir a meta do municipio e quem sabe até extrapolar" pontou.

Sobre a Gripe

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.

Sobre a Gripe

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.