Secretaria Municipal de Educação realiza capacitação para equipe multidisciplinar do departamento de ensino especial

Em um movimento positivo para a educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação de Feijó promoveu nos dias 11 e 12 de março de 2024, uma formação on-line direcionada à equipe multidisciplinar do Departamento de Ensino Especial. O objetivo foi de profundar conhecimentos no arcabouço legal de atendimento aos alunos com deficiência, além de abordar práticas eficazes relacionadas ao agrupamento desses estudantes e ao uso dos instrumentos disponíveis nas salas de recursos multifuncionais, uma realidade em todas as unidades escolares do município.

Este evento contou com a participação de nomes de peso da educação municipal, incluindo o Secretário Municipal de Educação, Wisley Monteiro; o Coordenador de Ensino, Cicero Sousa; a Coordenadora do Departamento de Ensino Especial, Rosimaire Santos; a Assessora Pedagógica, Kelem Cássia; os Psicopedagogos, Lourgeny Damasceno e Pedro Roberto; a Psicóloga, Ivana Araújo; e a Assistente Social, Railda Paulino. Além disso, as gestoras Maria Doralice e Zeni Clementino representaram as escolas infantis e de ensino fundamental na capacitação, reforçando o caráter abrangente e inclusivo do evento.

Durante o evento, foram abordados temas essenciais para a prática pedagógica inclusiva, tais como a legislação pertinente ao atendimento educacional especializado, estratégias de agrupamento que favoreçam o aprendizado e a interação social dos estudantes, além do manejo e aplicação dos recursos multifuncionais que equipam as salas de apoio especializadas. O foco esteve sempre voltado para a promoção de um ambiente educacional que reconheça e valorize as diferenças, assegurando a todos os alunos oportunidades iguais de aprendizagem e desenvolvimento.