Secretaria de Educação promove ação em alusão ao outubro rosa aos servidores

A Prefeitura de Feijó por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME) promoveu em conjunto uma campanha em alusão ao mês Outubro Rosa para Conscientizar as mulheres sobre a prevenção do contra o câncer de mama e colo de útero.

Todas as servidoras e servidores da Secretaria, usaram o tom de rosa, afim de chamar a atenção da população e das mulheres, sobre a importância de realizar o autoexame e exame regulares para verificar qualquer anormalidade nos seios e prevenir contra esse tipo de câncer.

A secretária de educação Vinete Leitão e equipe, atuaram nos grupos de formação, proporcionando um momento de troca de ideias e conscientização com as mulheres, com o objetivo de partilhar informações sobre a doença, orientar e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento afim de contribuir para a redução da mortalidade.

Os educadores semprem cuidam de tudo! Mas também precisam lembrar de cuidar de sua saúde. Nesta ação queríamos lembrá-los da importância de se cuidar, no caso das mulheres fazer o autoexame e acompanhamentos constantes, pois com saúde não se brinca e o melhor remédio é a prevenção e informação, explica a professora Vinete.

Durante a ação foi ofertado palestras, eventos e atividades educativas. veiculação de campanhas de mídias e disponibilização à população de informações em banners, e outros materiais ilustrativos sobre a prevenção ao câncer, que foram apresentadas de forma clara e direta.

As mulheres puderam entender que os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são caroço (nódulo), geralmente endurecido fixo e indolor. Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos, e que em alguns casos, podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas, logo, são sinais que devem ser percebidos para auxiliar num diagnóstico precoce aumentando em 98% o nível de cura contra o câncer de mama.