Secretaria de Ação Social vai ás ruas para sensibilizar a sociedade contra o Trabalho Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado anualmente em 12 de junho.

O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática comum que se mantém viva em diversos estados brasileiros, como é o caso do município de Feijó, infelizmente.

A data alusiva foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência que está vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.

Segundo a senhora Roseane Felício, Secretária de Ação Social, “neste momento muitas crianças estão trabalhando, e não estão a usufruir de muitos de seus direitos como acesso à educação, à saúde e ao lazer”, ponderou.

Ainda de acordo com a Secretária Roseane Felício, “a principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização da sociedade civil organizada contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos de nosso público alvo”, disse Roseane.

A Supervisora municipal do Programa Criança Feliz, Aurenilda Cavalcante Braga, em conversa com nossa reportagem, disse que “atualmente o Programa Criança Feliz atende em torno de 150 crianças, de 0 a 03 anos, todos filhos de mães beneficiadas com o programa Bolsa Família”. Ainda de acordo com Aurenilda, “os visitadores prestam orientações às mães das crianças no tocante à alimentação, à saúde e higiene corporal das crianças, entre outras”.

Por sua vez, a senhora Jersilene Moreira, Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também ligada à Secretaria de Ação Social, disse à reportagem da Folha de Feijó que “o Programa atende 100 crianças, todas filhas de mães que são cadastradas no Bolsa Família, às segundas, quartas e Sextas-feiras, com palestras no tocante às drogas, trabalho infantil, combate à exploração sexual, políticas públicas, cidadania, etc”, disse Jercilene