Secretaria de Agricultura fomenta o uso do Café clonal na região e apresenta linhas de créditos

Café clonal veio para fazer a diferença na agricultura familiar de Feijó

A Prefeitura Municipal de Feijó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na casa do Senhor Fenelon, KM 45 da BR 364, uma reunião de trabalho, bem positiva, sobre possíveis linhas de créditos, para fomentar e incentivar a produção de café clonal no município de Feijó.

Na ocasião, estiverem reunidos o Secretário de Agricultura de Feijó, Chico Severiano, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feijó, Dona Rosa, o Gerente do Banco do Brasil S/A, agricultores e produtores rurais do município.

O Marcelo, gerente do banco do brasil, apresentou as linhas de créditos para aquisição de produtos e insumos, capital de giro, armazenamento e estocagem do café (Funcafé, BB Seguro Agrícola, BB Investe Agro, Moderagro, Moderfrota, Moderinfra entre outras) e as facilidades de pagamento e as taxas de juros, para incentivar e fomentar a comercialização do café clonal na região.

Para Secretário Francisco Severiano, a Prefeitura de Feijó, na gestão do Prefeito Kiefer Cavalcante (PP) apoiará os produtores e agricultores na implantação do plantio do café clonal e no escoamento da produção.

"Além de ser uma forma de ajudar a alavancar a economia de Feijó, será importante para a renda de empregos na agricultura familiar, introduzir a cultura do café clonal na região. Só para se ter uma ideia, ambientalmente o benefício será a utilização de pequenas áreas para a criação de novas florestas nativas, esse é um projeto maravilhoso que estamos iniciando, o objetivo é oportunizar alternativas para aumentar a renda dos pequenos agricultores e produtores", afirma o Secretário Chico Severiano, bem entusiasmado e animado.

Para a representante do Sindicato, na pessoa da sua Presidente Rosa, a ideia é excelente e trará muitos resultados positivos além de produtividade para os produtores. A conversa foi proveitosa e agora é hora de ação.

"Estamos felizes com a parceria da Prefeitura de Feijó e o Banco do Brasil, em prol dos agricultores e produtores da cidade. Sabemos que já há uso desse produto em outros locais e está sendo um sucesso, expectativas são as melhores possíveis, vale a pena investirmos, especialmente contando com apoio do Prefeito Kiefer Cavalcante e do Secretário Chico Severiano", finalizou Rosa.

Sobre o café clonal

O café tradicional de semente é bem diferente do tipo clonal. Enquanto o primeiro, a semente deve ser plantada, o clonal vem de uma muda geneticamente modificada, a conilon, que consegue absorver melhor a adubação garantindo maior produção e melhor qualidade do café. No entanto, o clonal precisa de mais irrigação que o café normal para criar sua proteção climática, principalmente na seca.

A produção do café também conta com crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Cafeicultura no Acre

Só para se ter uma ideia, segundo a assessoria da Embrapa, o Acre tem uma produção de 2.169 toneladas de grãos beneficiados, em 2016, o Acre é o segundo maior produtor de café da região Norte, de acordo o IBGE. Em 2015, ocupava a terceira posição no ranking nacional em produtividade do café Canéfora e o primeiro lugar na região Norte, com média de 26 sacas de café limpo por hectare.