Saúde na escola: Projeto 'dentinho feliz' ensina cuidados com a saúde bucal às crianças feijoenses

A importância de ter uma boa saúde bucal foi tema de uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na Escola Menino Jesus. Na manhã desta quinta-feira, 24, as crianças participaram de palestra, aplicação de flúor e receberam kits de higiene bucal contendo fio, escova e creme dental.

O projeto Dentinho Feliz faz parte do programa Saúde na Escola e é coordenado pela Cátia, com apoio das profissionais Berenice, Nairlene e Jaqueline e ocorreu na escola Menino Jesus. Os atendimentos seguem na UBS localizada no Bairro Zenaide Paiva, como explica a Dra. Paula e equipe.

A ideia do projeto é proporcionar ao aluno da rede municipal feijoense a conhecer e compreender a importância de uma boa higienização bucal, doenças bucais, criar hábitos de higienização e dá autonomia aos alunos na escovação dos dentes. A ação conta com o acompanhamento de uma dentista durante a execução do trabalho. Os alunos escovam os dentes todos os dias após as refeições mediadas pelas professoras para evitar cáries e manter a saúde bucal.

A avaliação e promoção de saúde bucal é uma ação essencial. Com base nelas, é possível planejar ações para a promoção da saúde bucal. Além da avaliação, a equipe orienta todo o corpo pedagógico, para que os professores e gestores participem direta ou indiretamente como promotores da saúde dos alunos e orientem de forma efetiva os pais sobre a importância da saúde bucal no desenvolvimento das crianças.