• Foto do escritorEloisa Monteiro

Rede Municipal de Ensino Feijoense completa 40 dias de retomada de aulas presenciais

Da confiança dos pais à alegria das crianças e entusiasmo dos profissionais, Kiefer Cavalcante avalia retomada das aulas presenciais em Feijó como positiva.

A Prefeitura de Feijó através da Secretaria Municipal de Educação, completa nesta terça-feira, 19, quarenta dias da retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino em sistema de rodízio e distanciamento. Todas as escolas estão seguindo os protocolos sanitários contra o coronavírus, de acordo com o Plano Feijó, com a capacidade diária de 50% das crianças que os pais optaram pelo retorno. O plano e informações sobre a covid-19, podem ser visualizados no portal em feijo.ac.gov.br/transparencia ou www.feijo.ac.gov.br/covid.

De acordo com a Secretária de Educação, a gestão do prefeito Kiefer Cavalcante não vêm medindo esforços para uma retomada com segurança para alunos, professores e toda a comunidade escolar. “Hoje, estamos nos preparando para com segurança priorizar a educação de nossas crianças e adolescentes. Diante dessa situação desafiadora, reunimos esforços para proporcionar segurança, buscando gerar uma mobilização municipal em torno da necessidade da reabertura das escolas de maneira estável, elaborando um Plano Municipal de retorno às aulas presencias nas escolas de educação infantil, ensino fundamental I e EJA. Diante do exposto, temos muitos desafios para o enfrentamento da pandemia no contexto de uma Política Pública que assegure a Proteção da Vida, Igualdade de Condições de Acesso e Permanência na Escola e a Garantia do Padrão de Qualidade”, afirmou professora Maria Vinete.

Para o prefeito Kiefer Cavalcante, três pontos foram fundamentais na retomada das aulas presenciais, que teve inicio em 8 de setembro de 2021. A confiança dos pais nas escolas e nos protocolos, que englobam o uso de máscara, distanciamento, álcool em gel e higienização constante das mãos, aferição da temperatura e tapetes sanitizantes; a volta entusiasmada dos profissionais da educação e a alegria das crianças em reencontrarem seus professores e amigos, ressaltou. Kiefer também disse que há desafios a serem superados e que ainda há muitos pais e educadores inseguros em relação à retomada das aulas presenciais, mas que a gestão trabalha para mostrar para todos que é seguro as crianças retormarem as aulas, finalizou o prefeito.

A secretária evidencia que o grande desafio dessa retomada para a Rede Municipal no ensino fundamental é a alfabetização dos estudantes e todos têm atuado em conjunto para acolher os alunos. “Se a alfabetização fica comprometida, isso reflete no restante do ensino, porque é a base da vida escolar das crianças. Então esse é o grande desafio que está colocado para a rede e nossos profissionais estão dando uma boa resposta”, afirma Maria Vinete.

A gestão vem batalhando para seguir reformando e ampliando as escolas para receber os estudantes e os servidores das escolas, aperfeiçoando os protocolos de segurança sanitária a partir das orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visando os cuidados como: a higienização dos espaços escolares, disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), transporte escolar e uma merenda de qualidade, concluiu o chefe do executivo.