Projeto Pacificar será implementado em Feijó em janeiro de 2022 para mediações de conflitos

Vice-prefeito Elson José e o Secretário Municipal de Administração, Wisley Monteiro, prestigiaram a solenidade de encerramento do curso e apresentação do projeto PACIFICAR: Mediações de conflitos.

O vice-prefeito Elson José acompanhado do Secretário Municipal de Admnistração Wisley Monteiro, participaram da apresentação do projeto PACIFICAR: Mediações e Conflitos, ocorrido nesta quinta-feira, no auditória da CEDUP referente o programa PACIFICAR.

Segundo Elson José, a gestão municipal disponibilzou um servidor para participar das capacitações e treinamentos do programa, e nesta quinta-feira, prestigiaram a apresentação do programa e o encerramento do curso. Os encontros que duraram 3 dias, iniciando na última terça-feira, 23, contaram com a presença de um servidor da prefeitura de Feijó, além de agentes de Polícia Civil e servidores da delegacia feijoense.

Durante a apresentação do programa PACIFICAR, que é de iniciativa do Governo do Estadoo do Acre através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP/AC) e o Departamento de Polícia Civil, visa resolução conjunta, na qual ficou instituído como artigo 1° que a metodologia se aplica à conciliação e mediação de conflitos interpessoais ou comunitários que se constituem riscos de violência e criminalidade. As ações do P0acificar são de natureza extrajudicial, de modo que as pessoas envolvidas têm autonomia de construir entre elas mesmas a solução para o problema, tendo como ouvinte e testemunha a figura de um mediador/conciliador. Apenas em casos de descumprimento do acordo pós-conciliação, os interessados devem recorrer ao processo judiciário.

Durante a apresentação do projeto e o encerramento do curso do projeto PACIFICAR, a Delegada Lucia Jaccoud e o Delegado de Feijó Railson Ferreira, discursaram aos presentes e falaram sobre os objetivos gerais e específicos do programa e a previsão de implantação em Feijó.

De acordo com o vice-prefeito, o projeto é maravilhoso e o Estado está de parabéns. "O time da SEJUSP e da Polícia Civil, estão de parabéns pela iniciativa. A pacificação e a mediação de conflitos é uma ferramenta importante para resolver conflitos sem a necessidade de judicializar, e como o prórpio nome diz, de forma pacífica, fico feliz que a iniciativa contempla Feijó, e que a partir de janeiro de 2022, daqui a poucos meses, o projeto oportunizará aos feijoenses a resolverem de forma pacífica seus conflitos" finalizou Elson José.

Já o secretário Wisley Monteiro destacou que não tem dúvida que o projeto será também um sucesso em Feijó. "Esse projeto é fabuloso, já foi implementado na capital em 2015 e em menos de dois anos já havia atendido mais de mil conflitos de forma pacífica, resgatando o diálogo e a boa convivência social, aqui terá o mesmo sucesso, e os feijoenses resolveram seus conflitos sem necessitar judicializar" pontou.

A prefeitura é uma das instituições apoiadora e parceria do projeto, que conta também com o Ministério Público do Estado do Acre e o Tribunal de Justiça do Acre.