Prefeitura promove novo atendimento itinerante à comunidade rural no KM 52

Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Defensoria Pública e Secretaria Estadual da Mulher levam atendimento itinerante à comunidade rural no KM 52

Ontem (26) na Escola Antônio Fenelon de Oliveira, situada na BR 364, sentido Feijó-Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social, Defensoria Pública e Secretaria Estadual da Mulher, levaram atendimento itinerante com atendimento médico e farmacêutico, odontológico, serviço social, presença da Polícia Militar através da Patrulha Maria da Penha, 2ª via de identidade, cortes de cabelo, e conscientização contra a violência à mulher. A parceria entre as diferentes esferas governamentais reflete um compromisso com o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente da sua localização geográfica.

Nesta edição a Secretaria Estadual da Mulher trouxe o Ônibus Lilás que promove atendimento e conscientização sobre violência contra a mulher. É uma unidade móvel de acolhimento à mulher do governo do Estado do Acre, executada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). Seu objetivo é oferecer acesso a políticas públicas a mulheres vulneráveis e vítimas de violência em áreas rurais, ribeirinhas, indígenas, de reservas extrativistas, periferias e pequenos municípios.

O Secretário Municipal de Saúde, Eronildo Oliveira, fala que "a realização de atendimentos itinerantes é uma estratégia eficaz para garantir que os serviços públicos alcancem todas as camadas da sociedade, inclusive aqueles que residem em áreas remotas. (...) além disso, estamos oferecendo serviços médicos, odontológicos, vacinação e orientações sobre cuidados básicos de saúde. Isso fortalece a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais e reforça a ideia de que todos os cidadãos têm direito a serviços de qualidade, independentemente de onde vivam".

A Secretária de Assistência Social, Roseane Felício, aborda que "o itinerante pode servir como um exemplo a ser replicado em outras regiões rurais ou de difícil acesso, contribuindo para a redução das disparidades regionais em relação ao acesso aos serviços públicos. (...) essa iniciativa não apenas fornece atendimento direto, mas também estabelece um exemplo inspirador de colaboração interinstitucional em prol do bem-estar da população", concluiu.

O Prefeito Kiefer Cavalcante demonstrou-se entusiasmado e fala que "a presença do governo e de seus serviços nas comunidades rurais por meio de atendimentos itinerantes reforça a noção de cidadania e direitos iguais para todos, independentemente de onde vivem. (...) continuaremos a explorar maneiras de melhorar os serviços públicos em todas as áreas, especialmente para aqueles que vivem em áreas mais remotas. Estamos empenhados em garantir que cada um de vocês tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e viver com dignidade".

A colaboração entre a Secretarias e Entidades foi realmente inspirada. Juntas, demonstramos o que pode ser alcançado quando as diferentes esferas do governo trabalham em conjunto com um objetivo comum: atender às necessidades de nossa população de forma abrangente e inclusiva.