Kiefer Cavalcante adverte“onde tem queimada, não tem saúde!”

Representantes do poder executivo e judiciário se reuniram para elaborar o plano de contingência para combate e enfrentamento as queimadas no município de Feijó.

A prefeitura de Feijó, por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretarias Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saúde, agem no sentido de prevenir as queimadas e também os problemas de saúde causados pela fumaça. Hoje, 8/6, equipes das 02 (duas) secretarias se reuniram com representantes de outros órgãos, afim de fortalecer a ação de combate e enfrentamento as queimadas, participaram do encontro o Sr. Kiefer Cavalcante, Prefeito de Feijó, Dr. Daisson Teles, Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Fred Vasquez, representante do Núcleo do IMAC de Feijó, Comandante Mendonça, Polícia Militar de Feijó, Matildes Araújo, Secretária Municipal de Meio Ambiente, Eronildo Oliveira, Secretário Municipal de Saúde, Wisley Monteiro, Secretário Municipal de Administração, Cabo Onacélio, Representante do Corpo de Bombeiros e José Carlos, Representando a Brigada.

No encontro entre as entidades ficou acertado que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IMAC e o Corpo de Bombeiros, farão a elaboração do plano de contingencia para as queimada. A Prefeitura de Feijó irá disponibilizar uma caminhonete para apoio as ações. 12 (doze) brigadistas voluntários, também participarão dos trabalhos e o município irá ofertar vestimenta e equipamentos de proteção individuais (EPIs). O IMAC irá disponibilizar um quadriciclo para uso no trabalho e as ações da brigada serão coordenadas pelo Corpo de Bombeiros.

O prefeito Kiefer Cavalcante advertiu dizendo que "onde há queimada não há saúde, temos que combater firme esse crime" e reforçou que o combate tem que ser efetivo, principalmente agora com a pandemia, para não agravar o quadro de pacientes e nem causar mais vítimas de problemas respiratórios.

A Secretaria de Saúde dará a assistência necessária e fará atendimentos para sanar os problemas respiratórios das pessoas, já a Secretaria de Meio Ambiente fará campanhas de conscientização contra as queimadas, visando minimizar o quadro nesse período. Há uma preocupação da atual gestão, especialmente por conta da pandemia, de que as queimadas possam agravar os problemas respiratórios da população.

Por fim, o secretário de saúde disse que a população deve ingerir mais líquido nesse período de seca, e a secretária de meio ambiente, informou que queimada é crime, e deve ser denunciado através dos telefones da prefeitura e/ou pelo site da prefeitura,