Gestora e técnica do RH da prefeitura de Feijó participam de capacitação sobre o e-social

A Prefeitura de Feijó através da Secretaria Municipal de Administração, encaminhou para Rio Branco, a chefe do departamento de recursos humanos, Cinthia Abreu e a servidora técnica do departamento, Andreia Castro e ainda a servidora da comissão de licitação, Williamara, para participarem do curso sobre o e-social.

De acordo com o secretário de administração, Wisley Monteiro, a capacitação é importante, visto que o e-social passou a ser obrigatório para os órgãos públicos com os primeiros envios em 21 de julho e até o dia 21 de novembro de 2021, foram enviados informações sobre a primeira fase, agora será iniciado a segunda fase, das quatros, que constam na Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 76/2020 e Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71, de 29 de junho de 2021, e ainda existem dúvidas, que precisam ser esclarecidas. Logo, como o curso está sendo ofertado o município decidiu enviar as servidores para se qualificarem e realizar o serviço da melhor maneira possível, evitando qualquer tipo de problema no envio das informações ao e-social.

Wisley destaca que o eSocial é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, um projeto do governo federal criado por meio do decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014, onde tanto as empresas quanto os órgãos públicos estão obrigados a enviar as informações dos empregados de forma unificada, inclusive de estagiários. Antes, tínhamos que acessar diversas ferramentas para enviar cerca de 15 obrigações da área trabalhista, preencher várias guias e entregá-las em canais diferentes, agora, com a plataforma online do governo "eSocial" tudo está unificado e a entrega é feita apenas por um único sistema que garantirá o cumprimento da lei e manterá as informações de contratações na legalidade, ou seja, agora é preciso sempre estar com a documentação do funcionário ou servidor em dia, frisou.

O curso ocorreu durante esta semana na Associação dos Municípios do Acre (AMAC).