Feijó realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

Atualizado: 8 de mar. de 2023

A 7ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta quinta-feira (02), no município de Feijó, aberto ao público, para debater a defesa de um Sistema Único de Saúde democrático com resultados efetivos e de qualidade em tempo oportuno, para reafirmar o que todos devem saber: a garantia da saúde como direito de todos.

Evento realizado pela Prefeitura de Feijó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, no Auditório da Cedup.

O evento contou com a presença da comunidade e teve o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia!”, trabalho durante toda a 7ª Conferência, etapa preparatória para a Conferência Estadual que ocorre em Rio Branco, e a subsequente em Brasília-DF, Conferência Nacional.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito, Elson José, destacou a importância da conferência para discutir e aprovar propostas que visam possibilitar políticas públicas para o setor.

O prefeito em exercício, Elson José, destacou a importância dos construtivos debates feitos na Conferência Municipal para serem levados, posteriormente, às Conferências Estadual e Nacional. “Os temas debatidos e construídos aqui visam melhorar o sistema de saúde no nosso Município. É necessário a presença da sociedade num evento de tamanha magnitude como este, para as propostas elaboradas compreenderem maior parte dos usuários”, declarou o vice-prefeito, reforçando “a melhora nos serviços oferecidos pelo Município de Feijó aos usuários, como a Telemedicina e a chegada de novos médicos que já atendem na rede de atenção básica. - É suficiente? Ainda não. Mas estamos trabalhando cada vez mais numa Gestão Humanizada, que cuida das pessoas", assegurou.

O secretário municipal de Saúde, Eronildo Oliveira, desejou uma boa conferência a todos e destacou a relevância desse diálogo feito direto com a sociedade. “Esse diálogo é construído sob novas perspectivas e nossa intenção é contribuir com apontamentos e soluções elaboradas para necessidades de saúde”, disse.

Maria das Graças Alves, convidada especial do Conselho Estadual de Saúde para prestigiar e palestrar no evento, “Aqui neste salão temos pessoas, com interesse em debater o Sistema Único de Saúde (SUS) dentro de Feijó. O nosso SUS é grandioso, por isso é tão importante que todos aqui presentes saiam decididos a defendê-lo. Quanto mais a gente defende, mais ele pode ser melhorado”, pontuou.

O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.

No encontro, quatro grupos foram divididos para discutirem os seguintes eixos:

• Eixo I - Brasil que temos. O Brasil que queremos;

• Eixo II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

• Eixo III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

• Eixo IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Antes das apresentações em grupos, ocorreu a eleição dos delegados titulares e suplentes do Município. Após encerrada, os grupos se apresentaram com as soluções de aperfeiçoamento do SUS.

Prestigiaram o evento a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valnízia Ribeiro, vereador Décio Hunikuin, o comandante do Corpo de Bombeiros, Sg. Páscoa, representando a polícia militar, soldado Anélio, Coordenadora do Hospital Geral de Feijó, Izerlândia.