Educação promove encontro de operadores escolares do Programa Auxílio Brasil

A prefeitura de Feijó por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME) realizou o Encontro de Operadores Escolares do Programa Auxílio Brasil (ex-bolsa família), destinado aos diretores escolares municipais e estaduais e operadores do Sistema Presença.

A capacitação foi na sala de reunião da Secretaria de Educação e teve a presença da gestora do Programa Auxílio Brasil Gleiciane da Costa Ferreira e da Coordenadora Municipal do Programa Auxílio Brasil na Educação do SISTEMA PRESENÇA Maria Izanete Araújo.

Segundo a gestora Gleiciane Ferreira, o acompanhamento da frequência escolar é um importante processo educativo e social. O Sistema Presença é uma tecnologia social de acompanhamento e monitoramento da frequência escolar de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. É também uma importante estratégia de acompanhamento e monitoramento da universalização da educação básica, sobretudo de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza e de pobreza extrema. Por meio dos dados produzidos e sistematizados, os gestores públicos podem atuar intersetorialmente, buscando soluções para a melhoria da qualidade do acesso, da permanência e do sucesso escolar dessa população em contexto de vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora Maria Izanete, que monitora a equipe da frequência escolar, o operador escolar contribui para que a educação cumpra o seu papel de acompanhar cada aluno das redes públicas de ensino, individualmente, mediante registro de sua frequência bimestral, realizado nos cinco períodos de coleta anual.

A prefeitura ressalta que o município de Feijó dá um passo ousado no processo de operacionalização do sistema, quando permite às escolas, por meio dos operadores escolares, o acesso direto ao Sistema Presença.

“Acreditamos que o empenho, a responsabilidade e a ética desses profissionais, ao registrarem a frequência escolar dos alunos das suas escolas de atuação, farão com que a permanência e o desempenho escolar dos discentes alcancem resultados satisfatórios”, afirma a secretária Vinete Leitão.