Campanha Novembro Azul da Prefeitura de Feijó beneficia centenas de homens no município

Prefeitura de Feijó intensifica campanha novembro azul para atender o público masculino e vem abordando a importância da prevenção e do cuidado à saúde do homem

A Prefeitura de Feijó por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou a Campanha Novembro Azul na Unidade de saúde Francisca Lima, no bairro Bela Vista, realizando ações voltadas a saúde do homem, em especial ao combate e prevenção ao câncer de próstata.

O secretário municipal de Agricultura, Francisco Valério, fez questão de participar da ação e realizar os exames e destacou que incentiva os servidores da sua pasta, a realizaream o evento. "A prvenção é o caminho, como já diz os sábios, melhor prevenir do que remedir, o câncer é algo silencioso, e se não for identificado a tempo, mata" diz o secretário, que também frisou que culpa de muitos homens não procurarem uma UBS para fazer o exame, é por conta das piadas que os próprios homens fazem, por conta do do exame do toque. "Temos que parar de preconceito, de fazer piada com assunto sério, como é o caso do exame do toque, forma que o médico tem para identificar a próstata masculina. Por conta disso, muitos deixam de fazer o exame e depois se arrepdendem quando descobrem a doença que já pode estar em estágios pós inicial o que dificulta o tratamento" pontou.

Os servidores da saúde municipal, que trabalhamdo nas UBS, destacam que o exame está disponível em todas as UBS, e que estão durante toda a campanha a disposição do público masculino, orientando, e também conversando com as mulheres, para incentivar os maridos e filhos maiores de 50 anos, a realizarem o exam.

A palestrante da vez, uma profissional de saúde, frisou que o momento é de suma importância no que se refere a conscientização do público acolhido. "Sabemos o quanto é importante trabalharmos essa questão de saúde preventiva e as palestras vêm pra reforçar ainda mais a saúde que nós ofertamos para os homens." pontou.