Brincar: Prefeitura entrega brinquedos pedagógicos e garante mais investimentos na educação infantil

Equipes das escolas passarão por sensibilização sobre os brinquedos que serão utilizados em atividades para desenvolvimento psicológico, motor e cognitivo das crianças

O brincar na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento pedagógico e social de qualquer criança. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Feijó, investiu em novos brinquedos para beneficiar as escolas municipais de educação infantil com salas de creches.

O BRINCAR da prefeitura de Feijó é o segundo direito entre os 6 (seis) previstos na BNCC, afim de garantir direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

O que diz a BNCC:"Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais".  (BNCC, p. 38)

A professora Vinete Leitão, frisa que é brincando e interagindo com outras crianças e também com adultos que elas aprendem, fazem descobertas, exploram possibilidades e ampliam seu repertório com sentido e significado. Conforme o currículo da educação infantil que são: INTERAÇÃO X BRINCADEIRA, esses brinquedos vieram complementar e ajudar no trabalho desenvolvido em sala de aulas. O clima não poderia ser diferente, a não ser muita alegria e animação entre os pequenos.

Ainda, de acordo com a secretária Vinete Leitão, a chegada dos brinquedos foi bem recebida pelas crianças e o projeto consiste proporcionar aos profissionais da educação materiais que sirvam de apoio para que esses realizem um trabalho com mais qualidade, e assim, forneçam aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica, produtiva e significativa.

O brinquedo e a brincadeira são constitutivos da infância, a brincadeira é para a criança um dos principais meios de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo, dentre os materiais entregues estão: Kits de multiatividades, brinquedos de encaixe, quebra-cabeça e kit para trabalhar as expressões e emoções.

A professora Maria Vinete (Semed) destacou a importância da chegada dos novos brinquedos para o ambiente escolar.

“Com esta entrega, estamos atendendo a um pleito dos educadores da rede e do departamento pedagógico da Secretaria de Educação. É um material riquíssimo que ultrapassa a definição de brinquedos. São materiais lúdicos feitos com propósito e proposta de educação e de desenvolvimento das nossas crianças”.

A assessoria de comunicação da Semed, destaca que todas as escolas de educação infantil urbanas foram contempladas com brinquedos e tapetes, entregues pela equipe da coordenação infantil.