Açaí: articulação da cadeia produtiva é destaque em evento no Acre

Fórum da Cadeia Produtiva do Açaí de FEIJÓ - Consulte a programação

Estimular a criação de um espaço permanente de diálogos entre os diversos atores que atuam com açaí. Com esse foco, a Embrapa Acre, o Ministério da Agricultura, Pecuária e

Abastecimento (Mapa) e a Prefeitura de Feijó realizam o Fórum da Cadeia Produtiva do Açaí de FEIJÓ. O evento acontece na próxima quinta-feira (4 de julho), no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil, no município feijoense. Conta com a parceria do projeto Bem Diverso e o apoio do Governo do Estado do Acre, do Sebrae e da Câmara Municipal de Rio Branco e faz parte das ações do projeto “Qualidade da matéria prima, do processamento de açaí e café e gestão de agroindústrias familiares do Acre – Fortalece”, executado pela Embrapa.

Na busca de reunir extrativistas, batedores, produtores, representantes de indústrias e agroindústrias, comerciantes, técnicos, extensionistas, gestores públicos federais, estaduais e municipais, a primeira edição abordará o tema “Aspectos regulatórios e desafios na produção e comercialização do açaí”. A programação foi planejada a partir de

diversas reuniões realizadas em conjunto com as diversas pessoas envolvidas diretamente à cultura do açaí de Feijó.

Segundo Dorila Gonzaga, analista da Embrapa Acre e líder pelo projeto Fortalece, a integração dos diversos atores ligados à cadeia do açaí é essencial para a resolução dos gargalos e o desenvolvimento de políticas públicas que primem pela qualidade e valorização dos produtos derivados da fruta.

Não existem números consolidados sobre o açaí no estado. Porém, de acordo com o Censo Agropecuário, a produção de polpa de frutas passou de 11 para 496 toneladas, entre 2006 e 2017. “Esses dados mostram o potencial das agroindústrias de frutas na região. É o início de um processo para que todos ocupem o mesmo lugar, dialoguem, pontuem os problemas e suas soluções. Cada área pode expor suas dificuldades e ideias para buscar ajudar as outras pontas do setor produtivo. Esperamos, com isso, consolidar açaí como uns dos principais produtos da economia do Acre”, explica a analista.

Para o secretário de Agricultura de Feijó, Francisco Valério da Silveira, ações como essas contribuem para o aquecimento econômico do município, gerando emprego e renda com o fortalecimento dos empreendimentos.

Sobre o Fórum

De acordo com Júlia Costa, responsável pela Vigilância Sanitária de Feijó e membro da comissão organizadora do evento, a estratégia é trazer o público para construírem coletivamente o Fórum da Cadeia Produtiva de Açaí. “Precisamos entender as reais necessidades dos setores envolvidos, passando pelas questões da produção extrativa e de cultivo, manejo, processos de colheita e pós-colheita, transporte, armazenamento, agroindustrialização e comercialização”.

Durante o evento, acontecerão painéis e palestras voltados para a discussão de aspectos legais do processamento ao comércio, casos de sucesso e apresentação, debate e formalização do Fórum. “A equipe da Embrapa está realizando um papel de articulação e animação no encontro. Nossa intenção é que as pessoas que trabalhem com açaí e poder público de Feijó assumam o protagonismo e a continuação do Fórum”, salienta Dorila Gonzaga.

O Fórum será um espaço permanente para diálogo e contará com a representação de

todos os atores, desde os coletores e batedores até os gestores públicos, que serão

eleitos a partir de um regimento próprio. Suas principais características são atuar de forma transparente, com regras claras, sem exclusões e esclarecendo qualquer questão

relacionada à cadeia produtiva do açaí no município de Feijó. Terá um caráter consultivo e balizará as políticas públicas municipais, desenvolvimento de pesquisas e inovação,

legislação, produção, venda e consumo da fruta.

Serviço: Fórum da Cadeia Produtiva do Açaí de Feijó

Data: 4 de junho de 2019 (quinta-feira)

Horário: 7h30 às 17h00

Local: Auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (antiga Cedup) – Feijó/AC