Agentes do 'Caminhos da Educação do Campo Primeira Infância' levam ensino de qualidade à comunidade

Agentes educacionais do programa 'Caminhos da Educação do Campo Primeira Infância' levam ensino de qualidade às comunidades rurais de Feijó

A Prefeitura de Feijó por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME) - Coordenação do Programa "Caminhos da Educação do Campo Primeira Infância", realizou uma enriquecedora visita pedagógica às comunidades rurais do município de Feijó. O objetivo principal foi proporcionar assistência e qualidade ao ensino para crianças entre 04 e 05 anos.

Essas comunidades rurais são caracterizadas por escolas pequenas e de difícil acesso, onde é essencial adotar uma organização pedagógica diferenciada para atender às necessidades dos alunos. Os professores trabalham de forma multidisciplinar, atendendo os estudantes por área de conhecimento.

O programa "Caminhos da Educação" segue os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que guia o desenvolvimento dos currículos e ações pedagógicas em todo o país. Nos anos iniciais, o foco é no letramento literário e no letramento matemático, fornecendo aos alunos as habilidades essenciais de leitura, escrita e cálculos básicos.

Nos anos finais, o programa se concentra em temas transversais, proporcionando uma educação holística e abordando questões relevantes para a formação cidadã dos estudantes. Já no ensino médio, a ênfase é no projeto de vida, incentivando os jovens a planejarem seus futuros, definindo metas e objetivos para alcançar seu pleno potencial.

A iniciativa de levar o ensino de qualidade às comunidades rurais é de extrema importância para garantir a igualdade de oportunidades educacionais para todas as crianças, independentemente de sua localização geográfica. A educação do campo é uma ferramenta essencial para empoderar essas crianças, capacitando-as para um futuro próspero e promissor.