Prefeitura promove “Saúde Auditiva” em parceria com a Sesacre

A fim de garantir qualidade de vida e dar assistência às pessoas que têm perda auditiva, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Feijó conta com o Programa de Saúde Auditiva, que atende milhares de pessoas e é referência para o Brasil e o Acre, por meio do Sistema único de Saúde (SUS), e a parceria do Governo do Estado do Acre por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

De acordo com o prefeito Kiefer Cavalcante, nessa primeira etapa são 18 (dezoito) pacientes contemplados no Programa Saúde Aditiva (PSA), que receberam o aparelho auditivo, gratuitamente, custeado pelo SUS, Sesacre e Semsa.

O programa garante as próteses auditivas, acompanhamentos, reavaliações, terapias e reposições de próteses.

O secretário Eronildo Oliveira, ressaltou que o atendimento e a oferta de próteses auditivas são disponibilizados gratuitamente à população via SUS e regulamentados por intermédio de Portarias e Deliberações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. "É gratificante ver a vida de muitas pessoas mudar para melhor com o Programa". disse e explicou que “Há uma primeira avaliação, na qual os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, fonoaudiólogos, assistente social e psicológico, além de fazerem todos os exames necessários e o molde do aparelho que foi selecionado de acordo com a perda auditiva”, conta.

Promoção da Saúde Auditiva

A audição é um dos sentidos fundamentais para o desenvolvimento da fala, dos processos de linguagem (receptiva e expressiva) e da alfabetização (leitura e escrita), já que dependem do funcionamento adequado dos processos auditivos de detecção e interpretação dos sons.

A detecção precoce de alterações auditivas e a intervenção imediata em crianças com perda auditiva favorecem o desempenho acadêmico, emocional e social. O desenvolvimento da audição, linguagem e da fala deve ser observado pelos profissionais da Saúde e da Educação bem como pelos familiares.

Entende-se como linguagem o sistema que permite ao ser humano expressar suas ideias e sentimentos, estabelecendo comunicação. A linguagem é dividida em verbal (aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada) e a não verbal (linguagem corporal, de sinais, de signos visuais, por exemplo). Por sua vez, a fala compreende a capacidade de articulação dos sons da língua usada.