Acre dá continuidade a consultas sobre atualização da repartição de benefícios do programa ISA Carbono em Feijó.
- Prefeitura de Feijó
- há 1 hora
- 2 min de leitura
A formação foi conduzida por Jaksilande Araújo, Francisca Arara e consultoras do Earth Innovation Institute (EII), Luiza Muccillo e Elsa Mendoza. Ao longo da tarde, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas e realizar contribuições para ampliar o diálogo sobre a temática da repartição de benefícios.
a abertura de mais uma consulta para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais (ISA) Carbono, parte do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa). Os diálogos foram realizados nesta quinta-feira, 8, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (Cedup), em Feijó, contemplando a Regional Tarauacá-Envira.
Durante a abertura da consulta pública em Feijó, o vice-prefeito de Feijó, Juarez Leitão, destacou a importância do evento como oportunidade histórica para discutir políticas públicas voltadas às populações historicamente relegadas. O gestor ainda afirmou que o debate em torno da atualização da repartição de benefícios do Programa ISA Carbono representa mais do que uma mudança técnica: “Estamos falando de levar mais políticas públicas para quem realmente precisa, para que essas populações possam continuar preservando a floresta e mantendo suas tradições. Isso é fundamental para nós”, afirmou.
Juarez também ressaltou o papel estratégico de Feijó no contexto ambiental do Acre e do país. “Somos o maior município em extensão territorial do Acre e o 13º do Brasil. Muitas vezes, Feijó foi apontado como um dos municípios que mais desmatam, mas é com políticas públicas diferenciadas, como essa, que vamos conseguir combater o desmatamento de verdade”, enfatizou.
O vice-prefeito agradeceu aos parceiros internacionais e parabenizou o governo do Estado pela iniciativa, reforçando que acredita no “trabalho de formiguinha” e na força das ações coletivas para garantir a preservação da floresta
Após a solenidade de abertura do evento, os representantes do governo do Acre, das terras indígenas, das comunidades extrativistas, da agricultura familiar e ribeirinhos deram início às oficinas de formação.
Para que todos os presentes fossem para a formação bem orientados sobre a atualização da repartição de benefícios do ISA Carbono, foi realizada uma oficina de capacitação, explicando os conceitos básicos sobre mudanças climáticas, Lei do Sisa e seu programa de REDD+ Jurisdicional, o ISA Carbono, e como são gerados os créditos de carbono.
FONTE: Noticia do acre