• Prefeitura de Feijó

Vacinação antirrábica ultrapassa meta de animais imunizados em Feijó

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Número de animais imunizados representa 87,2% da população felina e canina da cidade.

A campanha contra raiva animal, realizada neste ano pela Prefeitura de Feijó, conseguiu pela segunda vez consecutiva atingir a meta de imunização. Segundo a Secretaria de Saúde, a ação foi realizada entre os dias 1º a 19 de julho de 2019 e o objetivo era atingir 80% dos animais na cidade num total de 4.799. No entanto, 5.026 animais foram vacinados, representando 87,2% da população felina e canina da cidade.

De acordo com Júlia Costa, Chefe de Vigilância Sanitária da SEMSA, a Prefeitura de Feijó realizou uma grande mobilização para alcançar o melhor resultado.

“com apoio do nosso Prefeito Kiefer e do Secretário Eronildo, nos aspectos de recursos humanos, logística e segurança no trabalho realizamos uma mobilização tanto na zona urbana quanto na zona rural, além das viagens itinerantes, contemplando assim a grande maioria da população canina e felina com a vacina antirrábica.

Por mais um ano consecutivo conseguimos atingir a meta estabelecida, graças ao apoio que a Prefeitura e Secretária de Saúde nos proporcionam, além dos prestadores de serviços que não medem esforços para realização desta campanha. Portanto, Parabenizo todas as equipes pelos esforços e trabalhos realizados com êxito.”


“Avisamos também, que estaremos até o final do mês de agosto, agendando vacinações para os animais que não foram contemplados com a vacina, portanto, o número alcançado irá aumentar ainda mais”.

Resumindo, na gestão do Prefeito Kiefer Cavalcante, meta é para ser alcançada, gente é para ser feliz, não atoa, pelo segundo ano consecutivo o município extrapola positivamente a meta estabelecida pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde.


Sobre a Raiva

A raiva é uma doença que não tem cura e pode ser transmitida pela saliva de animais contaminados através da mordedura, arranhadura ou lambedura. a raiva é uma doença considerada um tanto incomum, mas é tida como uma grande preocupação pelas autoridades. Ela é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e pode afetar os seres humanos. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.


Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes (gatos ou cães). Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, já nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.


Sintomas

Os principais sintomas no animal contaminado são: agressividade excessiva, salivação abundante, dificuldade de locomoção e paralisia nas patas traseiras.


Orientações

Em caso de agressão lave o ferimento com água e sabão e procure uma unidade de saúde para atendimento preventivo. Não mate o animal, procure o Centro de Controle de Zoonoses de Feijó para informações e orientações.

Município
- A cidade
Servidor Público
- Concursos
- Contracheque Online
Contatos
Av Plácido de Castro, 678
CEP 69.960-000
Centro, Feijó, Acre, Brasil
wisleymonteirodm@gmail.com
Fone: (68) 3463-2614
Segunda a sexta: 7:00 as 13:00
  • Facebook - Governo Kiefer Roberto
  • Twitter - Governo Kiefer Roberto
  • Google Plus - Governo Kiefer
  • YouTube - Governo Kiefer
  • Instagram - Governo Kiefer