• Prefeitura de Feijó

Servidores da saúde representam Feijó na capacitação sobre os sistemas Sisagua e Gal

Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano é tema de capacitação na Regional Tarauacá/Envira


Equipes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Feijó, participaram na terça e quarta-feira, 9 e 10, da capacitação sobre o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) e sistemas de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL).

O objetivo da capacitação foi repassar referências e orientações aos técnicos de coleta de água e digitadores dos sistemas de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) e do Sisagua dos municípios da região. O curso é ministro por profissionais de saúde do município de Rio Branco, graças às parcerias firmadas entre as entidades.


Representando Feijó, o município encaminhou os servidores técnicos, Gorete e Maciel. Durante a terça-feira, os técnicos receberam todas as informações referente ao GAL e na quarta-feira, será sobre o Sisagua.


O que disseram os técnicos feijoenses


A técnica Gorete disse que o curso garante a qualificação dos responsáveis pelo desenvolvimento das ações básicas de vigilância da qualidade da água para consumo humano nos municípios, e discutiram conceitos, definições e normas legais relacionadas à temática, além de assuntos práticos como identificação das formas de abastecimento de água, interpretação de resultados de análises de qualidade da água, fluxo de coleta de dados entre outros.


Já o servidor Maciel relatou que durante a capacitação foi abordado a importância dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) para a prática da Vigilância, com destaque para o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), cujo objetivo é sistematizar os dados que resultam das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano.

0 comentário