• Prefeitura de Feijó

Secretaria de Saúde de Feijó promove palestras sobre Meningite, em escolas do município

A Secretaria de Saúde de Feijó tranquiliza os pais e alunos ao deixar claro que não há motivos para pânico

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a doença Meningite (conceito, sinais e sintomas) equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Feijó, coordenadas pelo Secretário Eronildo Sousa, estiveram nas escolas da rede de ensino municipal realizando palestras e falando da importância da vacinação e manter a carteira de vacinação em dia, Inicialmente a visita e palestras foram realizadas nas escolas Francisco Nunes Leitão e Maria Moreira


A Prefeitura de Feijó, através da Secretaria Municipal de Saúde, Unida Básica de Saúde (UBS) Genir Nunes, realizou palestras nas escolas municipais para uma mobilização de conscientização sobre a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a meningite. O objetivo do trabalho é atuar preventivamente. assim, palestras de conscientização sobre a Meningite foram realizada nas escolas Francisco Nunes Leitão e Maria Moreira, a fim de explicar aos pais e membros da comunidade os cuidados e ações que foram e estão sendo adotados no município.


Sem casos suspeitos nas escolas de Feijó, a orientação dos profissionais da Secretaria de Saúde é procurar o Posto de Saúde mais próximo à residência para esclarecimento das dúvidas e novas orientações. Febre, dor de cabeça, rigidez na nuca ou dor no pescoço, náuseas e vômitos, perda do apetite e irritabilidade são alguns dos principais sinais e sintomas de contágio da meningite, cuja atenção é uma das principais medidas de prevenção em saúde publica.


De acordo com o Secretário Eronildo, é de extrema importância a adoção de medidas de prevenção para evitar o contágio, além de ações bastante simples, como a lavar as mãos.

“Apesar da preocupação de alguns pais, a vinda dos especialistas da área da saúde foi fundamental para esclarecer as dúvidas das pessoas em relação à limpeza do ambiente escolar e o cuidado que nós temos aqui em nossas escolas com a saúde e segurança dos alunos”, enfatiza.

A Secretaria de Saúde de Feijó tranquiliza os pais e alunos ao deixar claro que não há motivos para pânico.


A enfermeira Eduarda, palestrante, destaca a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.

"Os pais devem fazer o acompanhamento junto aos Postos de Saúde e manterem a carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes em dia. Na menor das suspeitas como sintomas de febre repentina, rigidez da nuca e fortes dores de cabeça, busque atendimento médico e evite a automedicação. Doenças mal curadas podem evoluir e ficar mais fortes, chegando inclusive ao nível de algumas meningites”, comentou a enfermeira.

Durante as palestras nas escolas, os profissionais de saúde de Feijó, reforçaram que os principais meios de prevenção da meningite são bons hábitos de higiene, como por exemplo, sempre lavar as mãos, não utilizar copos e talheres antes de serem lavados, ao tossir proteger a boca com o dorso (“costas”) da mão, dormir bem e se alimentar corretamente.


Feijó disponibiliza as seguintes vacinas em sua rede de saúde municipal:


Sobre a Meningite

A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e pode ser causada por diversos agentes infecciosos (bactérias, vírus ou fungos). A meningite é causada por diversos agentes etiológicos. Porém, os casos mais comuns são de meningite bacteriana e, dentro desse grupo, há outros três tipos da doença.


Galeria de Fotos



Município
- A cidade
Servidor Público
- Concursos
- Contracheque Online
Contatos
Av Plácido de Castro, 678
CEP 69.960-000
Centro, Feijó, Acre, Brasil
wisleymonteirodm@gmail.com
Fone: (68) 3463-2614
Segunda a sexta: 7:00 as 13:00
  • Facebook - Governo Kiefer Roberto
  • Twitter - Governo Kiefer Roberto
  • Google Plus - Governo Kiefer
  • YouTube - Governo Kiefer
  • Instagram - Governo Kiefer