Representante da Prefeitura participa de inauguração de unidade de sistema de monitoramento do ar

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) inaugurou, nesta quarta-feira (5), no município de Feijó, uma unidade do sistema de monitoramento da qualidade do ar.

A unidade foi instalada na Promotoria de Justiça de Feijó e conta com um sistema que tem como principal instrumento tecnológico um aparelho medidor de fumaça, o qual vai ajudar no monitoramento da fumaça originada de queimadas.

Para o município foram destinados dois aparelhos, ficando um na sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e o outro na Promotoria de Justiça. Eles foram adquiridos através de propostas de transações penais ofertadas pelos membros do Ministério Público nos casos envolvendo crimes ambientais de menor potencial ofensivo.

Representando o MP acreano, o promotor de Justiça substituto Juleandro Martins de Oliveira disse que os equipamentos são importantes no combate à poluição atmosférica, principalmente no período de estiagem que está se iniciando.

O ato reuniu autoridades como o vice-prefeito da cidade, Cláudio Braga, a secretária municipal de Meio Ambiente, Matilde de Araújo Silva, representante do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) Mário Correia de Sena e do Corpo de Bombeiros, além de diretores de escolas e alunos da escola de ensino médio José Gurgel Rabello.

Com acompanhamento do MPAC, o sistema será operado de modo conjunto por instituições parceiras: Saúde, Meio Ambiente, Educação e Defesa Civil, tendo como objetivo identificar focos de calor e gerar informações em tempo real da qualidade do ar.