top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Feijó

Projeto Txaí é destaque em visita qualificada aos indígenas que estão situados em torno do município




A Secretaria de Assistência Social através do CRAS, CREAS, PCF, SCFV e Defesa Civil, realizou uma ação pactuada no Projeto TXAÍ, realização do Ministério Público do Estado do Acre, que visa fortalecer a capacidade de execução das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos fundamentais da população indígena do Acre, por meio de um conjunto articulado de ações e iniciativas, conferindo maior resolutividade à ação ministerial na temática indígena.


O levantamento sistematiza dados relacionados a violações contra os direitos territoriais indígenas, violências contra a pessoa e violações por omissão do poder público.


“A palavra ‘txai’ é muito representativa no mundo indígena acreano e se traduz por amigo, ‘parte eu, parte você’. O significado original se ampliou e hoje representa um espírito de aliança entre os povos indígenas e os que habitam a cidade.


Ao promover o diálogo intercultural e adotar uma abordagem holística, o projeto se tornou um modelo inspirador para outras iniciativas similares. A expectativa é que o impacto positivo continue a crescer, contribuindo para uma convivência mais harmoniosa e uma melhoria significativa na qualidade de vida das comunidades indígenas nos arredores do município.



0 comentário

Comments


bottom of page