Atividades e práticas que visam conscientizar a comunidade e ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA aconteceram em Feijó, nesta terça-feira, 5.
Autismo ou Transtorno do Especto Autista - TEA é uma combinação diferente dos genes - pelo menos essa é a possível explicação do autismo, segundo os maiores especialistas no assunto. Mas quem é especialista em carinho sabe que o azul é a cor da imensidão do amor. Assim, a prefeitura de Feijó através da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) promoveu ontem, terça-feira, 5, serviços interdisciplinares de educação inclusiva com atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O evento contou com a participação de psicólogos, fonoaudióloga, educadores físicos, entre outros servidores, que levaram informação, alegria e conhecimento aos pais e pessoas com autismo 'TEA'.
A secretária Roseane Felício pontou que "Existem muitas formas de ver o mundo e percebê-lo. As pessoas com autismo são livres dos padrões da sociedade e se relacionam com ela de um jeito todo especial. Cada um a seu modo, mas o que não pode faltar a essas pessoas, nem às suas famílias, é a presença do poder público, na promoção da inclusão social."
O secretário de saúde, Eronildo Oliveira, destacou que a prefeitura vem trabalhando para fortalecer os vínculos com as famílias e crianças, e explica que os professores, coordenadores de ensino e os profissionais da saúde, passam por capacitação constante, e que a assistência social apoia bastante a causa. "A gente tem que se adaptar à forma como o autista vê o mundo. Tanto o serviço tem que se adaptar quanto a própria sociedade mesmo. Eles têm outra percepção e isso não quer dizer que é errado, só é diferente. Quando a gente passa a modificar a nossa visão a respeito deles, nós podemos entendê-los melhor" frisou o secretário.
Após as palestras, consultas e atividades, a prefeitura ofertou um lanche para os participantes.
Comments