Prefeitura instala internet nas escolas e garante inclusão digital de toda a comunidade escolar

Gestão Gente é para ser Feliz leva sinal de internet às escolas do município Pedro Mota, Argentina Santos, Ivo Neves, São José I, Coronel Júlio Santos, e promove a inclusão de toda a comunidade escolar local.

A Prefeitura de Feijó através da Secretaria Municipal de Educação preocupada com a qualidade e melhoria do ensino e aprendizagem na rede municipal de ensino, está implantando conexões de internet nas escolas rurais, a fim de garantir acesso e inovação nas unidades escolares.

As escolas beneficiadas com a novidades tecnológicas e de inovação foram: Pedro Mota, Argentina Santos, Ivo Neves, São José I, Coronel Júlio Santos. As referidas escolas se encontrava sem internet.

Para a diretora da escola rural Eugênia de Morais da Silveira, Fátima Dantas, é motivo de celebração e agradecimento ao atual governo que lutou para conquistar as conexões de internet as escolas da zona rural.

O prefeito Kiefer Cavalcante ressaltou que o projeto é fruto de uma parceria da prefeitura de Feijó com o Ministério da Educação (MEC) e o FNDE por meio do programa Internet para Todos criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que possibilitou a instalação das conexões de banda larga nas escolas através de um satélite geoestacionário do governo federal via banda KA, de alta velocidade.

"Estou animado e acredito que agora estamos promovendo inclusão digital para todas as escolas e toda a comunidade escolar. Queremos também que as conexões cheguem com alta velocidade e banda a todas as as escolas da rede municipal feijoense e estamos em pleno contato com o MEC, FNDE e MCTIC" disse o prefeito.

O programa do governo federal intitulado "Internet para Todos" é gratuito, sem custo para o município e uma ampliação do programa GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), responsável por conectar à internet , as escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, em áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Assista o vídeo

Segundo a secretária Vinete Leitão, alunos residentes no entorno de pelo menos 200 metros da escola, também poderão acessar o sinal. "Enfim, a conectividade chegou as escolas da zona rural de Feijó e vai incluir digitalmente inúmeras crianças e a comunidade escolar de forma geral e ainda" disse a secretária.

A gestão espera que com a instalação da internet as aulas se tornem ainda mais dinâmica, engajando as crianças a explorar um universo de oportunidades guiados pelos professores da rede municipal e que elas possam alavancar ainda mais o conhecimento e melhorar o desempenho em sala de aula.

A iniciativa do governo municipal teve o apoio do Ministério da Educação, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, da comunidade escolar feijoense e especialmente do do prefeito kiefer Cavalcante, secretária municipal de educação Vinete Leitão, secretário municipal adjunto Valdemir, coordenador de ensino Cícero, e das professoras Lourdes Ribeiro, Rosinha, Rosilene Melo e Paulo e da assessora Milca e Gleiciane.