• Prefeitura de Feijó

Prefeitura assegura qualidade das aulas do programa EJA com formação de docentes e coordenadores

A Prefeitura de Feijó através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou uma reunião de planejamento e formação para os coordenadores e professores do programa EJA - PRIMEIRO SEGMENTO.



As aulas do programa EJA tiveram início na terça-feira, 19, para 572 alunos matriculados no programa na rede municipal de ensino feijoense, já somando os alunos da zona urbana e rural; e com a formação objetiva-se assegurar mais qualidade e o aprendizagem dos alunos do EJA.


Segundo a coordenadora do Programa, professora Izanea Socorro, há um preocupação do prefeito Kiefer Cavalcante e da secretária Vinete Leitão, em atender dá melhor forma estes alunos, que cursam o programa e deseja se formar, e buscar um curso superior no futuro. "Esse público de aluno estão distribuídos em espaços alternativos e nas escolas da rede e precisam adquirir conhecimentos formais, teóricos e práticos, de forma divertida, lúdica e com total engajamento, especialmente por serem pessoas com mais idade e inúmeros compromissos no dia a dia" disse a coordenadora.


Já a secretária Vinete Litão destacou que o programa da EJA é especial, e visa formar alunos para o mundo, para o mercado de trabalho e permitir que eles busquem formação profissional e superior com o tempo, fazendo do EJA uma janela para o futuro.

"Temos um carinho especial com os alunos do EJA e precisamos garantir uma educação de qualidade, lúdica, divertida, passando toda a teoria e também prática para eles, que em sua grande maioria encontram em condições adversas" disse.

A secretaria vem capacitando os docentes e o corpo escolar para e garantir pessoas habilitadas para lidar com esse público especial, que requer e merece mais atenção" finalizou a professora Vinete leitão.



Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)


A EJA é um programa do governo federal que tem como objetivo oferecer o Ensino Fundamental e Médio para pessoas que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar.


A educação para adultos é o tipo de educação orientado para adultos que completaram ou abandonaram a educação formal. É uma prática em que adultos se envolvem em atividades sistemáticas e sustentadas de autoeducação a fim de obter novas formas de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.


Os beneficiários da ação Novas Turmas de EJA são pessoas com 15 anos de idade ou mais, que não completaram o ensino fundamental, e com 18 anos ou mais, que não finalizaram o ensino médio.


A primeira etapa pode ser completada em 2 anos e aborda as mesmas disciplinas no ensino tradicional, já a segunda etapa EJA, voltada para quem quer terminar o Ensino Médio '1º ao 3º ano', demora aproximadamente 18 meses. Ou seja, a duração EJA é por cerca de um ano e meio. A primeira etapa é realidad na rede municipal, enquanto a segunda, na rede estadual.




0 comentário