• Prefeitura de Feijó

Prefeito inaugura UBS Fluvial em Feijó e destaca ações em prol do município

O chefe do executivo municipal de Feijó, Kiefer Cavalcante (PP), como primeira agenda desta segunda-feira, 14, inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Pedro Rodrigues Cavalcante. A nova unidade atenderá os moradores da zona ribeirinha do município e atualmente está estacionada no Porto da Cobal.


A embarcação recebeu o nome de Pedro Rodrigues Cavalcante, um ilustre morador do município, que fundou a terra do açaí "Feijó", exerceu o ofício de seringueiro, comerciante e foi vereador do município, que a prefeitura decidiu homenagear. Senhor Pedro Rodrigues como era conhecido em vida, deixou um legado positivo para Feijó.

O prefeito Kiefer Cavalcante esteve acompanhado do deputado estadual Marcus Cavalcante (Representando a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado), secretário de saúde, Eronildo Oliveira, secretário de administração e recursos humanos, Wisley Monteiro, secretária de educação, Vinete Leitão, secretário de Agricultura e Agronegócio, Chico Severiano, secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Evandro, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. José Francisco Machado Dantas, e os vereadores Berlândia "Dedê", Mirla, Cléo, Décio, Vanda Aguiar, Leildo e Thiago Aguiar. Presente na solenidade de entrega o comandante da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado, em Feijó, servidores da saúde que irão atuar na UBSF e alguns ribeirinhos que aguardavam ansiosamente para serem atendidos pelos médicos e profissionais de saúde do município.


A solenidade também contou com a ilustre presença de 2 (dois) filhos do homenageado, professora Zenir Cavalcante e Romulo Cavalcane; além dos netos Marcus e Kiefer Cavalcante.


Em seu discurso, Kiefer destacou que a prefeitura de Feijó tem promovidas inúmeras melhoras no município, especialmente na área de saúde e atendimentos itinerantes e o combate a à pandemia do coronavírus, e também lembrou da articulação que fez junto ao Governo do Estado do Acre, que vem dando certo, provendo Feijó de muitos investimentos, que vem gerando emprego e renda para a população.

“Essa UBS Fluvial é importante e muito me alegra entregar ela ao município de Feijó, para uso do povo. Essa embarcação de saúde facilitará a vida das pessoas, da população ribeirinha, daquela família que mora em regiões mais distantes, não só aqui mas também em vários outros municípios vizinhos. Conseguimos essa UBS graças ao nosso esforço e articulação e com a ajuda do ex-senador Gladson Cameli autor da emenda e Governo Federal por meio do Ministério da Saúde”, destacou o prefeito.

A inauguração teve início as 8 horas (manhã) e foi prestigiada por muitas autoridades, servidores e moradores do município.


Durante a inauguração, o pároco Padre Luís Damaceno, realizou uma oração bem bonita em favor da saúde, pedindo a Deus e Nossa Senhora da Saúde proteção e cuidados e mais conquistas para Feijó. "Virgem puríssima, que sois a Saúde dos enfermos, o Refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo, apelo hoje para os tesouros da vossa misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo, para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição, sirva o vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém!"


A embarcação está em pleno funcionamento e atendimento e conta com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 15 servidores da saúde, contratados pela prefeitura, em efetivo cumprimento dos seus deveres, sendo médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, bioquimico, farmacêutico, entre outros.



A unidade dispõe de camarotes individuais e coletivos, recepção, sala de imunização, farmácia, sala de coleta, de procedimentos e esterilização. Além de, roupeiro, lavanderia, sala multiuso, consultório médico e odontológico, sala de triagem e de reunião, copa, refeitório e banheiros, para atender às necessidades dos tripulantes.



UBS Fluvial vai atender 6 mil moradores de comunidades e distritos ribeirinhos de Feijó, oferecendo consultas médicas e odontológicas além de exames laboratoriais. O prefeito disse que comunidades do Alto Rio Envira, Paraná do Ouro, Rio Jurupari e outras, serão assistidas pelo atendimento móvel fluvial.

“A expectativa é fazer 6 mil atendimentos por ano só nas comunidades ribeirinhas, entre consultas médicas, odontológicas e exames, além dos atendimentos de enfermagem. A prioridade de atendimento será a comunidade do Alto Rio Envira, Paraná do Ouro e Rio Jurupari”, explicou Eronildo Oliveira.

O deputado Marcus Cavalcante que sempre abraçou Feijó e as pautas da prefeitura destacou o trabalho do prefeito Kiefer Cavalcante e a importancia da balsa para o município, especialmente a população ribeirinha. "E um sonho sendo realizado com esta UBS Fluvial irá atender os nossos ribeirinhos, que muitos não tem condição de se deslocar até a sede ou unidades presenciais próximas e que agora serão assistidos com atendimento de saúde e de qualidade com uma equipe multidisciplinas com a Unidade”, destacou o parlamentar estadual.


As demais autoridades presentes, estavam todos com um único sentimento, que a saúde de Feijó vem tendo melhoras significativas, contemplando de forma positiva o povo ribeirinho. "Serão muitos pacientes contemplados com ações de saúde que serão assistidos por uma excelente equipe de saúde" disse a presidente da Camara, vereadora Berlandia, representando os parlamentares presentes.


Galeria de Fotos


0 comentário