• Prefeitura de Feijó

Operação Gota: Mais de 640 pessoas imunizadas em Feijó

Entre os dias 17 e 18 de junho de 2021, a prefeitura de Feijó em parceria com o Governo Federal e Estadual, realizou a operação gota, afim de imunizar mais de 600 pessoas no município. Foram dois dias intensos de aplicação de vacinadas para garantir a imunização da população feijoense.

A Operação teve o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Feijó, Especiais Indígenas (Dseis) e oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), para que as vacinas chegassem aos feijoenses que vivem em áreas rurais e ribeirinhas, como a população indígena e Alto Rio Purus.


Eronildo de Oliveira Sousa, titular da saúde municipal feijoense disse que a Operação Gota do Governo Federal é um exemplo de responsabilidade social compartilhada, que leva vacinas e promove saúde para indígenas, população rural e ribeirinha. "A ação coloca em prática o princípio da equidade preconizado pelo SUS e o grande trabalho de equipe com atuação dos profissionais dos Dsei e município. Além do apoio dos profissionais da FAB, que atuam de forma corajosa e humanitária conduzindo as aeronaves em locais de difícil acesso”, ressalta o secretário de saúde.



Segundo o gestor da saúde municipal a estratégia da operação contempla 19 vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e previne a população contra o sarampo, febre amarela, meningite, covid-19 entre outras doenças. O objetivo da Operação Gota é controlar e manter a eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis em todo o território brasileiro, contribuindo para a qualidade de vida da população. "O objetivo da ação é apoiar o município na cobertura vacinal priorizando idosos acima dos 60 anos e ribeirinhos de 18 a 59 anos das comunidades" afirmou o secretário.


Em Feijó mais de 640 pessoas foram vacinadas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, contra gripe influenza, FA, Varicela, HPV, Tríplice Viral, ACWY, Covid-19, DTP, VOP, Pneumo 10, Meningo C, Penta valente, VIP, hepatite A. As comunidades beneficiadas pela operação foram Porto Rubim, Boa Vista, Canada, Humaita, Novo Porto e Boca do Recreio.


Galeria de Fotos


0 comentário