• Wisley Monteiro

Março Lilás: Prefeitura promove campanha de prevenção contra o câncer de colo uterino

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, prefeitura de Feijó promove palestras sobre prevenção ao câncer uterino para as mulheres.


O mês de março marca um período de atenção especial. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte entre as mulheres no mundo.

Pensando nisso, a prefeitura de Feijó através da Secretaria Municipal de Saúde e da Enfermeira Érica Brasil e Técnica em Enfermagem Cátia, usaram o espaço da Caixa Econômica Federal (CEF) com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau. Nesse contexto, especialmente no mês da Mulher, as coletas de exame preventivo serão intensificadas no município. O exame de Papanicolau, ou colpocitologia oncológica, faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Qualquer mulher já teve ou tem vida sexual, deve realizar o exame preventivo periódico, especialmente entre as idade de 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.


“O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública municipal, por isso estamos com essa ação neste mês, para massificar a importância da prevenção. Vale lembrar que todos os postos de saúde de Catalão seguem oferecendo o exame Papanicolau durante todo o ano”, enfatizou a enfermeira Érica Brasil.


Durante a ação, as servidoras da saúde municipal feijoense distribuiram as mulheres presentes uma mensagem sobre a importância de realizar o exame preventivo e um chocolate para adoçar a vida.


Sobre o câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.


É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.


A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.


Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.


Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida.


Galeria de Fotos


0 comentário