Governo inicia em agosto a abertura de estrada entre Feijó e Envira/AM

O Governo do Estado do Acre assegurou mais um importante avanço para a realização de um antigo sonho das populações de Feijó/AC e Envira/AM: a ligação terrestre entre os dois estados, pelas duas cidades, com a abertura de uma estrada de 90 quilômetros de extensão. Do lado acreano, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) já concluiu o processo de licenciamento ambiental para o trecho de 26 quilômetros de floresta nativa que será impactado pela obra.

“A abertura dessa estrada foi um compromisso do governador Gladson Cameli com a população da região do Tarauacá /Envira e que começa a ser cumprida em pouco mais de um ano e meio de governo. Por determinação do governador, o IMAC fez a sua parte e de maneira célere conseguimos emitir essa importante licença ambiental que vai trazer desenvolvimento para o nosso estado e tirar nossos irmãos amazonenses do isolamento”, explicou o diretor-presidente do IMAC, André Hassem.

A autorização concedida ao Departamento de Estradas e Rodagens, Infraestrutura Hidroviária e Aeroviária (Deracre) permite a supressão da vegetação para a abertura da estrada. Pelo documento, não será permitido a utilização de fogo e nem o aproveitamento comercial de espécies florestais.

Com a previsão dos serviços iniciarem em agosto, o órgão se prepara para enviar o maquinário pesado ao município de Feijó. No total, serão 56 quilômetros até a divisa entre os dois estados. A expectativa é que o trabalho por parte do governo do Acre seja concluído até outubro deste ano.

Segundo o governador Gladson Cameli, a iniciativa histórica conta com o apoio do prefeito Kiefer Cavalcante e do governo do Amazonas, e é uma importante conquista para os dois estados e para o município de Feijó. O gestor destacou ainda que a futura ligação terrestre trará desenvolvimento para a região do Tarauacá/Envira com mais oportunidades de geração de empregos e renda.

“Essa estrada tem o total interesse do governador Wilson Lima, do Amazonas, e do nosso governo também. Essa ligação vai tirar o município de Envira do isolamento depois de muitos anos de expectativa. A nossa parte, estamos fazendo. Já conseguimos a licença ambiental e cabe ao Deracre iniciar os trabalhos de abertura do trecho. A estrada traz o progresso e eu tenho certeza que muitos benefícios também virão, sobretudo o aumento das relações comerciais e geração de mais empregos”, destacou Cameli.

Com informações da Agência de Notícias do Acre