• Prefeitura de Feijó

Feijó adere ao plano de acompanhamento intensivo aos idosos e pacientes crônicos

Prefeitura de Feijó adere e inicia a implantação do plano de monitoramento intensivo para reduzir casos de novo coronavírus (covid-19) a população idosa e pacientes crônicos, público mais afetados com a pandemia.


O município de Feijó, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a adesão ao Plano de Monitoramento Intensivo da População Idosa e Portadores de Doenças Crônicas em UTIs Covid - 19. O objetivo é diminuir em até 50% (cinquenta por cento) a incidência de contaminação, de internações e de mortes de idosos e em condições crônicas de saúde.


Em todo o Brasil as Unidades de Terapia Intensivas - UTIs para o tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus são ocupadas, em sua maioria, por idosos e pessoas com problemas crônicos que podem ser tratados em casa, caso recebam assistência adequada nos primeiros dias da infecção, e desta forma, contribuir para a redução de até 50% a incidência de contaminação, de internações e de mortes de idosas e em condições crônicas de saúde.


Assim, a prefeitura de Feijó, inicia a implementação do plano, com esta missão, e conta com o comprometimento e aprovação de 100% dos profissionais da saúde, que já estão sendo capacitados. O entendimento de toda a equipe de saúde do município é que a vida da população é o que realmente importa, e todas as estratégias que permitam atingir esse objetivo, de combater enfrentar, prevenir e até reverter casos que iriam agravar e consequentemente ir a óbito, será realizado e implementado pela saúde municipal.


Não há nada mais gratificante do que um paciente curado e retornando cheio de vida para o seu lar para o seu convívio com a família e amigos, pontua Eronilson Oliveira, Secretário de Saúde.

O plano está sendo implementado pela equipe municipal, com apoio do governo do estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), autores do programa.


Sobre o Plano


O plano é um monitoramento intensivo da população idosa e crônica pela atenção primária do estado do Acre é um programa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) que prioriza o atendimento feito ao grupo de risco por meio da atenção básica de saúde. O plano surgiu após o Estado identificar que a maioria dos óbitos ocorriam entre idosos e portadores de doenças crônicas, e idades entre 60 a 68 anos.


O plano é divido em 3 (três) etapas simples:


  1. O agente de saúde vai a campo, coleta os dados e observa estas pessoas;

  2. Levam os dados para a equipe técnica que vai analisar e entrar com a medicação em pacientes sintomáticos;

  3. Monitora via telefone e inserem no sistema informações destas pessoas para obter dados epidemiológicos.


O responsável pela implantação do plano no Estado do Acre, Luiz Figueiredo, chefe do Departamento de Atenção Primária, Política e Programas Estratégicos da Sesacre (DAPE), pontua que o Governo Estadual, atua com o que tem nas mãos. de forma organizada e planejada, com apoio dos agentes comunitários de saúde e endemias dos municípios que aderiram ao programa, instruindo eles, fazendo com que vão em suas micro áreas, captem e façam o monitoramento de todos os idosos e crônicos, e partir dessa visita, estes servidores vão levar as informações para uma base central, para análise dos sintomáticos e fazer uma tomada de decisão com as medidas necessárias e atendimento antecipado, com medicação e até mesmo possível internação. Depois de fazer o levantamento de dados, eles são encaminhados para um call center que vai fazer o acompanhamento diário por meio monitoramento.


“É feita a inserção no sistema de informação, elaborado para receber todos os dados e assim a gente consegue monitorar diariamente e saber quem está doente, quem está curado, quem foi a óbito, quem está indo para UTI. E, conseguimos entrar com a intervenção medicamentosa antecipada, levar ao médico a acompanhar esse paciente antes que ele piore e assim a gente consegue salvar vidas”, pontuou.


Município
- A cidade
Servidor Público
- Concursos
- Contracheque Online
Contatos
Av Plácido de Castro, 678
CEP 69.960-000
Centro, Feijó, Acre, Brasil
wisleymonteirodm@gmail.com
Fone: (68) 3463-2614
Segunda a sexta: 7:00 as 13:00
  • Facebook - Governo Kiefer Roberto
  • Twitter - Governo Kiefer Roberto
  • Google Plus - Governo Kiefer
  • YouTube - Governo Kiefer
  • Instagram - Governo Kiefer