Brigadistas tomam posse para atuação em Feijó - terra do açaí

Secretário Wisley Monteiro dá posse a brigadistas feijoenses

O secretário municipal de administração de Feijó, Wisley Monteiro, deu posse aos 6 (seis) brigadistas que atuarão na brigada municipal pelos próximos 4 (quatro) meses. Wisley representou o prefeito Kiefer Cavalcante e o vice Elson José, que estão em agendas oficiais no momento.

A posse aconteceu na manhã desta terça-feira, 9, no gabinete do prefeito e contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Yan Leitão, do Comandante em exercício do Corpo de Bombeiros de Feijó, TEN Marcos, Sgt. Carlison e dos brigadistas: ANTÔNIO MAYCON ALMEIDA DOS SANTOS, ADEILTON CASTRO DA SILVA, AURICÉLIO DANTAS DE SOUZA, ISRAEL DE CASTRO FERRO, ANTÔNIO CARLOS PARENTE DA SILVA, e NATANIEL DE OLIVEIRA RODRIGUES.

Durante o ato de cerimônia, o secretário entregou aos brigadistas o equipamentos de proteção individuais - EPIs, necessários para o trabalho.

Segundo Wisley Monteiro, a posse é um momento impar na vida dos jovens, que tem a brava missão de atuar no combate a incêndios urbanos pelos próximos meses, minimizando o impacto das queimadas no município e protegendo o meio ambiente e a saúde do povo feijoense.

"Agradeço a todos vocês pelo interesse em fazer parte da brigada municipal de Feijó. Aqui vejo somente bravos guerreiros, vencedores, jovens que farão um trabalho excepcional no combate as queimadas contribuindo para a saúde do povo feijoense e para o meio ambiente. Estou muito orgulho de todos vocês. Estão empossados. Boa sorte e bom trabalho e contem com o apoio da prefeitura." finalizou o secretário.

Os brigadistas ministram palestras, fazem ronda, combatem incêndio florestal, orienta e acompanha os agricultores nas queimas controladas. Com as atuações de anos anteriores, a Brigada tem bastante sucesso no município, sendo uma cobrança da sociedade feijoense. Com a chegada do tempo seco, o número de queimadas aumenta e traz inúmeros riscos para saúde e para o meio ambiente.

O governo municipal de Feijó alerta a população que apesar do trabalho feito pela Brigada Municipal, a população também precisa ter cuidado e evitar focos de incêndio. Todos os brigadistas são selecionados e treinados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa CIvil Municipal e é acompanhado pela gestão municipal.

O representante do governo feijoense, destacou também que está proibido queimada em Feijó, e que a proibição inclui, principalmente, o uso de fogo em áreas rurais, seja para limpeza, seja para manejo nesse período compreendido entre julho e outubro de 2022. A medida visa evitar grandes incêndios e aumentar ainda mais o caso de doenças respiratórias, além das queimadas prejudicarem o ecossistema, matando animais silvestres e até gado, além de prejudicar a saúde de crianças e idosos.

Veja o processo seletivo para Brigadistas Municipais 2022 e conheça os seis candidatos aqui.