• Assessoria

6º Conferência Municipal de Saúde de Feijó debate Democracia e Saúde em três eixos temáticos

VI Conferência de Saúde de Feijó aconteceu durante toda esta sexta (12) e é uma etapa para a Conferência Estadual de Saúde e Conferência Nacional de Saúde



Durante toda esta sexta (12) no município de Feijó, Salão Paroquial, ocorreu a 6ª Conferência Municipal de Saúde com o tema principal: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS” nos eixos temáticos:

  • 1º Saúde como direito;

  • 2º Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e

  • 3º Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Puderão participar da 6ª Conferência de Saúde de Feijó os usuários, os profissionais, os gestores e os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde - SUS. A Conferência tem como objetivo avaliar a situação de saúde no Município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde para os próximos 4 anos. Os participantes têm ainda a possibilidade de refletir sobre o sistema de saúde e encaminhar propostas para as Conferências Estadual e Nacional.


O evento contou com mais de 145 (cento e quarenta e cinco pessoas) entre autoridades locais, usuários, representantes e prestadores de serviço da saúde, representantes da pastoral da criança, sindicatos dos trabalhadores e representantes rurais e indígenas. No decorrer dos trabalhos foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa Estadual que ocorrerá na capital "Rio Branco" nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2019.



Para melhorar a saúde do município, vários grupos foram formados para debater os 03 (três) eixos norteadores do tema central, onde várias propostas de soluções foram aprovadas e serão levadas para discussão na Conferência Estadual no próximo mês de junho.


Para o Prefeito em exercício e vice-prefeito Cláudio Braga, que participou da abertura do evento, após saudar e agradecer a todos pela presença, disse que a conferência é a mais concreta prova que todo o poder emana do povo, e não há nada mais bonito do que a população de forma democrática dialogando com o poder público e outras instituições para melhorar a saúde de todos.

"é muito importante ampliar e fortalecer a luta do controle social na cobrança de mais recursos financeiros para saúde, na luta em defesa da vida e do direito à saúde e na resistência à onda de retrocessos", finalizou Braga.

Já o Secretário de Administração de Feijó e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wisley Monteiro, enalteceu o trabalho de toda a equipe do Conselho, da Secretaria, do Prefeito (ausente pois está participando da XXII Marcha de Prefeitos em Brasília) e Vice, aproveitou para avaliar a Conferência como um excelente espaço democrático de direito para a troca de idéias, opiniões, perguntas e propostas que beneficiarão toda a população.

"na área de saúde pública (SUS) é nossa obrigação fazer diariamente um trabalho bem feito, mas também temos que ter condições, recursos, financiamento, para garantir que nada falte, e a oportunidade é através das conferências", pontua Monteiro.

Por fim, o Secretário de Saúde, Eronildo Oliveira, falou sobre a importância da Conferência, e se diz feliz com os resultados alcançados até aqui

" Teremos a oportunidade de melhorar em todas as áreas através do que foi discutido neste dia, agradecemos a cada profissional que participou desta atividade e agora é hora da prática. Finalizou.

Galeria de Fotos


Município
- A cidade
Servidor Público
- Concursos
- Contracheque Online
Contatos
Av Plácido de Castro, 678
CEP 69.960-000
Centro, Feijó, Acre, Brasil
wisleymonteirodm@gmail.com
Fone: (68) 3463-2614
Segunda a sexta: 7:00 as 13:00
  • Facebook - Governo Kiefer Roberto
  • Twitter - Governo Kiefer Roberto
  • Google Plus - Governo Kiefer
  • YouTube - Governo Kiefer
  • Instagram - Governo Kiefer